Notas de Euro vão mudar de imagem até 2024

Em comunicado oficial o Banco Central Europeu comunicou no passado dia 6 de Dezembro que é altura de redesenhar as notas do Euro.

O BCE tenciona criar grupos focais para recolher opiniões de pessoas da área do euro sobre possíveis temas. O atual tema é “épocas e estilos”, representados por janelas, pórticos e pontes.

Notas de Euro vão mudar de imagem a até 2024

“Decorridos 20 anos, chegou o momento de rever o desenho das nossas notas, de modo a terem um maior significado para europeus de todas as idades e origens.”

Christine Lagarde, presidente do BCE

Posteriormente, o BCE convidará o público a dar a sua opinião sobre os temas selecionados. Em seguida realiza-se um concurso de design das novas notas com nova consulta do público e finalmente o Conselho do BCE tomará a decisão final.

O lançamento deste processo dá seguimento a um compromisso assumido pelo Conselho do BCE de garantir notas inovadoras e seguras, com significado para os europeus.

Logo depois de concluído o processo de desenho, o Conselho do BCE autorizará a produção de novas notas e decidirá sobre as potenciais datas de emissão.

Notas de Euro podem vir a ser digitais

Notas de Euro podem vir a ser digitais

Em simultâneo ao processo de redesenho das notas decorrerá uma investigação sobre um euro digital.

Fica assim confirmada a posição do BCE de se integrar no corrente das moedas digitais que atualmente se encontram descentralizadas pela sua infraestrutura “blockchain” . Esta infraestrutura impossibilita de rastrear dos movimentos e a sua finalidade por vezes ilícita.

Em conclusão, o Eurosistema está a tomar medidas concretas no sentido de garantir que o numerário continua a estar disponível e a ser aceite como meio de pagamento por muito tempo.

Fonte: Comunicado Oficial Banco Central Europeu